As fases da aprendizagem de um idioma

idiomas
Parando para fazer as contas, eu já passei mais de 16 anos (uns 60% da minha vida) aprendendo 3 línguas estrangeiras. Sempre estudei idiomas paralelamente à minha atividade principal (escola, universidade, trabalho) e, por falta de tempo, infelizmente nunca de forma intensiva ou
full-time. E eu sinto que passo por diferentes fases no processo de aprendizagem de um novo idioma. Nada que seja verdade absoluta ou comprovado cientificamente – apenas uma conclusão tirada a partir de observações pessoais. Para exemplificar vou usar o alemão, que estou estudando agora.

Fase 1: O choque inicial

A fase de teste. Você acabou de começar a aprender uma língua. Tudo é novo. Ainda não sabe direito o que esperar, e é cedo demais para dar um veredito. A princípio, o idioma parece muito mais complicado do que você imaginava.
Pensamentos frequentes:

  • Se logo nas primeiras aulas de alemão eu aprendi que “com licença” é ENTSCHULDIGUNG – imagina as bombas que ainda vêm por aí!
  • Quem foi mesmo que disse que alemão é parecido com inglês?!
  • Será que algum dia eu vou ser capaz de dizer com segurança que eu falo esse idioma?

Fase 2: O progresso exponencial

O susto inicial passou. Você já se conformou que alemão tem 4 casos, 3 gêneros, dezena e unidade invertidas, verbos no final das frases e palavras gigantes. Não te surpreende mais. Já pegou o jeito. A cada aula você está aprendendo algo novo. Você sente na pele que está melhorando todos os dias, o que te dá motivação para continuar. Consegue até falar um pouco na rua e entende o que os outros estão falando, pelo menos o contexto.
Pensamentos frequentes:

  • Olha só, eu consegui entender essa piada da Internet em alemão! Que incrível!
  • Claro, eu ainda não sei tudo e cometo muitos erros, mas isso é de se esperar, pelo nível em que eu estou.
  • Até que alemão não é tão difícil assim.

Fase 3: A bipolaridade: orgulho x frustração

Você já está estudando aquele idioma há alguns anos e agora está em um nível avançado. Toda a gramática já foi dada em aula, não há muitos tópicos novos, é praticamente tudo revisão e exercício. Não é todo dia que você sente que aprendeu algo novo, o que pode ser frustrante. Você consegue se comunicar, se vira muito bem, conversa com todo mundo, mas ainda não está 100% confiante, comete erros e te falta vocabulário. Você sente que SABE, mas não tanto quanto você gostaria. A cobrança pessoal e a expectativa dos outros são grandes, pelo tempo decorrido. Às vezes, você acha que sabe muito e se sente super confortável com o idioma. Outras vezes, pensa que há tanta coisa que ainda não sabe e que falta muito para alcançar a proficiência. Se te perguntam se você fala alemão, a resposta é: SIM – mas não completamente fluente. Os seus amigos alemães sempre elogiam a sua capacidade no idioma e isso te deixa orgulhoso. Você tenta se lembrar dessa sensação positiva para se manter motivado.
Pensamentos frequentes:

  • Nossa, eu acabei de ter uma discussão sobre um tema complicado em alemão… Não sabia que era capaz disso tudo.
  • Por que eu cometi esse erro idiota? Eu já deveria saber isso.

Fase 4: Enfim, a naturalidade da proficiência

Você agora se garante. Pode conversar com qualquer nativo sem problemas. Conhece termos difíceis e específicos. Você vive o idioma. A construção das frases sai naturalmente, não tem que ficar pensando antes de falar ou escrever. Se comete erros, percebe imediatamente e os corrige. Você geralmente só percebe que está nesse estágio depois de estar nele um certo tempo.


Se colocarmos essas fases na famosa “curva de aprendizagem”, fica assim:
fases aprendizagem

Eu estou na fase 3 do alemão, sonhando com a 4. Como infelizmente não tenho todo o tempo do mundo para me dedicar ao estudo da língua, tento buscar um equilíbrio entre o perfeccionismo e a conformação. Constantemente eu tenho que lembrar a mim mesma que eu devo sempre tentar me aperfeiçoar, mas sem cobrar tanto de mim. A chave é a exposição constante ao idioma. Devagar e sempre.

Anúncios

4 comentários sobre “As fases da aprendizagem de um idioma

  1. Estou na fase 2 do Alemão e não vejo a hora de chegar na 3! Kkkk
    Infelizmente ou felizmente, não sei, esse será o meu primeiro idioma estrangeiro, meu inglês é bem básico, então, forma na peruca! Gostei do post! 👍🏻

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s