Dicas: onde e o que comer em Berlim

Berlim é uma cidade que tem muita coisa boa para oferecer, e uma delas é comida! É perfeitamente possível encontrar lugares bons e com baixo custo para comer por aqui. Reparem que eu disse lugares e não restaurantes. Isso porque a street food tem uma presença muito forte na capital alemã.

Aqui vão algumas dicas de onde encontrar comida que é a cara de Berlim: saborosa, multi-cultural, com preços acessíveis e sem muita frescura.

  • 1) Döner kebab

doenerkebab
Como
não recomendar um döner a quem vem à Alemanha? De origem turca, é um dos fast-foods mais populares do país. É gostoso, barato e vale por uma refeição inteira. O döner kebab é geralmente servido em forma de sanduíche, em um pão turco crocante e triangular. A carne é assada em um espeto giratório com formato de cone invertido, e a casquinha da carne é fatiada verticalmente, como um churrasco. A versão clássica leva carne de cordeiro, mas alguns lugares também oferecem a opção de frango. O döner também leva bastante salada (alface, tomate, pepino, cebola, repolho roxo) e molho (de ervas, alho ou picante). A versão vegetariana “prima” do döner é o falafel que, ao invés de carne, leva os deliciosos bolinhos fritos de grão-de-bico com condimentos. Serve também para os Berliners carnívoros que querem variar um pouco do döner. Outra variação é o dürüm – ao invés de sanduíche, é como um wrap: vem em um pão mais fininho e com formato cilíndrico (e em geral é ainda maior que o döner).

Preço normal: de 3,00 a 3,50 euros (mais que isso já está caro!)

Onde: em um dos milhares de quiosques de kebab espalhados pela cidade. Um queridinho de Berlim é o Mustafa’s, que oferece não o döner clássico, mas com carne de frango, legumes cozidos e queijo feta. Por ser tão famoso, as filas estão sempre longas, inclusive de madrugada. (Estação de metrô: U Mehringdamm)

  • 2) Santa Maria
santamaria
Chilaquiles do Santa Maria

Se você é fã de comida mexicana, você precisa ir ao Santa Maria. Lá tem comida mexicana de verdade, autêntica, nada de Tex-Mex. Toda vez que amigos do México visitam Berlim, eles pedem para irmos comer lá. O Santa Maria é um restaurante pequeno e aconchegante, com preços muito razoáveis: em torno de 7 a 12 euros por prato, que vem bem servido. E toda terça-feira tem as Taco Tuesdays: tacos e tequilas por 1 euro cada. Mas atenção: é melhor chegar com um pouquinho de antecedência – eles não reservam mesas. Dica da minha amiga mexicana Sharlen: peça o chilaquiles com o molho de salsa verde (pra quem curte comida apimentada) ou os tacos de carnita (pra quem é mais fracote, como eu).

Onde: duas filiais, a original em Oranienstr. 170 (estação de metrô U Kottbusser Tor) e uma nova em Krossenerstr. 18 (U Warschauer Str.)
http://santaberlin.com/
→ Um ponto positivo da Alemanha: os restaurantes geralmente mostram o menu no site (com preços!)

Outra opção de comida mexicana boa é a Taqueria Ta’Cabrón (U Schlesisches Tor).

  • 3) Thai Park

O “Thai Park” (parque tailandês) é um exemplo da multiculturalidade peculiar que define Berlim. Trata-se de um parque público (nome oficial: Preußenpark) onde dezenas de tailandeses vendem em suas barraquinhas os mais diversos pratos típicos de seu país, feitos em casa. Bolinhos fritos, banana frita, camarão frito… Tudo frito! Eles também vendem um prato delicioso de um arroz empapado com molho de côco e pedaços de manga. Até insetos para comer você encontra no Thai Park. Infelizmente essa maravilha culinária só acontece durante os meses mais quentes do ano. Super recomendado pra quem estiver em Berlim no verão! Acontece todos os dias, mas aos sábados tem mais barraquinhas. Dica: o prato com 5 dumplings de recheios diferentes à sua escolha por 5 euros.

Onde: Preußenpark (estação de metrô: U Fehrbelliner Platz)

thaipark05 thaipark01
thaipark04
thaipark03
thaipark02

  • 4) Al Andalos

O Al Andalos é um restaurante de comida libanesa, do tipo que só os locais conhecem. Pequeno e despretensioso, eu só descobri que ele existe porque um amigo me levou lá, senão provavelmente nunca o teria encontrado. O menu atrás do balcão é em alemão e em árabe, e oferece sanduíches ou pratos muito bem servidos, sobremesas típicas e opções vegetarianas e carnívoras. A comida não é apenas deliciosa e autêntica, mas também é muito barata, com sanduíches por 1,50 euros e pratos por 5 ou 6 euros. Dica: para duas pessoas, peça o prato Al Andalos que vem com um pouco de tudo (falafel, halloumi, kafta, arroz libanês, salada, etc., etc.) por 11 euros. Esse lugar incrível com funcionários simpáticos ainda fica aberto até altas horas da madrugada. Apesar de a comida ser libanesa, a música ambiente normalmente é salsa ou flamenco. Como não amar?

Onde: Sonnenallee 40 (entre as estações U Hermannplatz e U Rathaus Neukölln)

Al Andalos em Neukölln
Al Andalos em Neukölln
  • 5) Burgermeister

Outro exemplo de “tinha-que-ser-em-Berlim”: o Burgermeister é uma hamburgueria de rua localizada abaixo dos trilhos de uma estação de metrô, onde antes costumavam ser os banheiros públicos da estação! Recentemente uma outra filial “versão restaurante” foi aberta próxima à original. O nome é um trocadilho: Bürgermeister (com trema) significa “prefeito” em alemão, mas nesse caso eles se referem ao “mestre” (meister) dos hambúrgeres.

Onde: versão “quiosque” original na estação de metrô U Schlesischer Tor e versão “restaurante fast food” na U Kottbusser Tor.
www.burgermeister.berlin

Burgermeister na U Schlesisches Tor
Burgermeister na U Schlesisches Tor

Outros lugares para comer um bom hambúrger em Berlim:

Kreuzburger (outro trocadilho!): tem 3 filiais em Berlim (Kreuzberg, Friedrichshain e Prenzlauer Berg) que ficam abertas até altas horas ou entregam em casa. Não deixe de pedir a batata doce frita!! É uma das coisas que eu mais amo nesta cidade.
www.kreuzburger.de

The Bird: um restaurante muito procurado. O ideal é reservar uma mesa antes e não ir com muita pressa, pois os hambúrgeres costumam demorar a ficar prontos (2 filiais: estações de metrô S+U Schönhauser Allee e U Schönleinstr)
www.thebirdinberlin.com

Kreuzburger e sua divina batata doce frita
Kreuzburger e sua divina batata doce frita

Guten Appetit!  : )

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas: onde e o que comer em Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s