Retrospectiva: minhas viagens em 2015

Eu sei que janeiro tá quase acabando, mas acho que ainda dá tempo de fazer uma retrospectiva de 2015. Ano passado eu estive super ocupada com o trabalho, mas ainda assim consegui viajar em feriadões e dias de férias. Inclusive, eu percebi que deu pra viajar em todos os meses do ano de 2015 (o que deveria virar uma meta para os anos a seguir!).

Então, aqui vai um resumo das minhas viagens de 2015. Quem sabe pode inspirar algumas ideias!

JANEIRO: Rio de Janeiro (Brasil)
Como de costume, o meu ano começa na minha cidade natal, o Rio.

riosunrise
Nascer do sol no Rio de Janeiro, Brasil

FEVEREIRO: Frankfurt an der Oder (Alemanha)
Uma viagem curta de bate-e-volta a partir de Berlim no dia dos namorados alemão (Valentinstag) até uma cidade da Alemanha que faz fronteira com a Polônia. Nós fomos só pela diversão de chegar a pé na Polônia cruzando uma ponte e almoçar em um outro país. Por que não, né?

MARÇO: Dresden (Alemanha)
Uma ótima viagem de fim de semana para encontrar amigos queridos e conhecer Dresden. Pertinho de Berlim.

ABRIL: Praga (República Tcheca)
Primeira vez em Praga, no feriadão de Páscoa. Uma viagem de ônibus curta e barata a partir de Berlim.

prague
Vista para a cidade velha em Praga

MAIO: Lübeck (Alemanha) + Varsóvia & Cracóvia (Polônia) + Göttingen (Alemanha)
Eu passei um dos feriadões de maio (4 dias) conhecendo Varsóvia e Cracóvia, na Polônia. Além de explorar as cidades, minha amiga e eu fizemos passeios à mina de sal de Wieliczka e a Auschwitz. Também fui a Lübeck por um dia e voltei a Göttingen, uma cidade alemã onde eu morei por quase 2 anos, para participar de uma conferência e visitar amigos.

Praça principal de Cracóvia

JUNHO: Salzburg (Áustria) + Berchtesgaden (Alemanha) + Munique (Alemanha)
Três destinos diferentes, mas na mesma viagem. Nós pernoitamos na linda cidade austríaca de Salzburg e fizemos passeios de 1 dia cada até a Alemanha (ao Parque Nacional de Berchtesgaden e a Munique). O ponto alto com certeza foi o deslumbrante lago Ostsee.

Ostsee, Berchtesgaden

JULHO: Amsterdam (Holanda)
Essa foi uma viagem a trabalho (mas com tempo de lazer também). Foi minha terceira ida a Amsterdam, mas a primeira em pleno verão.

AGOSTO: Rota Romântica (Baviera, Alemanha) + Innsbruck (Áustria)
Eu estava querendo percorrer as pequenas cidades medievais da Rota Romântica da Alemanha há algum tempo – e em agosto surgiu uma oportunidade. Eu escrevi um post sobre essa rota aqui.
E já que nós estávamos pernoitando em Munique e tínhamos um carro, por que não dirigir só 2 horinhas pra passar um dia em Innsbruck? Com certeza valeu a pena – que cidade linda!

SETEMBRO: Viseu/Coimbra/Aveiro/Porto (Portugal)
Meu pai veio do Brasil me visitar por algumas semanas, então nós fomos a Portugal para passar uma semana com a nossa família de lá e passeamos basicamente em cidades do norte do país. Foi minha quarta visita à Portugal – e, como sempre, maravilhosa.

Rua em Águeda, Portugal

OUTUBRO: Bonn, Linz & Phantasialand (Alemanha) + Göttingen (Alemanha)
Meu pai e eu visitamos parentes que moram em Bonn, e eles também nos levaram para passear em Linz am Rhein. E já que nós dois somos apaixonados por parques de diversão, passamos um dia andando de montanha-russa e assistindo a shows no Phantasialand. E eu também o levei pra conhecer meu antigo lar, Göttingen.

NOVEMBRO: Quedlinburg (Alemanha)
Passeio de um dia a uma cidade medieval alemã patrimônio da UNESCO, nos arredores das montanhas do Harz. Como foi intocada pela guerra, ela tem construções do século X, incluindo a casa estilo Fachwerk mais antiga da Alemanha.

Quedlinburg, Alemanha

DEZEMBRO: Rio de Janeiro (Brasil)
E o ano termina novamente com férias de Natal no Rio… Quase como um ciclo que se completa.

Vista do morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro

Agora ansiosa pelas viagens que virão em 2016… : )

(Se você gostaria de ver um post sobre algum destino específico mencionado aqui, por favor deixe sua sugestão em um comentário abaixo!)