Festivais da Alemanha: Baumblütenfest

baumbluetenfest_wine.jpg

O Baumblütenfest (festival das árvores em flor) é um festival que ocorre anualmente na pequena cidade de Werder (Havel), ao lado de Potsdam, a 45 minutos de Berlim. Esse nome foi dado porque ele acontece no início da primavera, mas não condiz muito com o festival. Devia se chamar ‘festival do vinho doce’, ou algo parecido. 😛

Nesse festival, gratuito e ao ar livre, as pessoas que vivem em Werder vendem seu próprio vinho caseiro, um vinho bastante doce e licoroso, logo em frente às suas casas. Então você vai andando pelas ruazinhas da cidade e vai parando em frente às casas, experimentando e comprando os vinhos caseiros. Há inúmeros sabores, geralmente frutas silvestres: morango, ameixa, amora, framboesa, entre muitos outros. O preço em geral é de 2 euros por copo e 7-9 euros por garrafa.

A cidade fica tomada por gente jovem, animada e alegre por causa do vinho. É proibido andar por lá com garrafas de vidro, por questões de segurança, então cerveja só em locais específicos. O vinho é super doce, o que disfarça muito a quantidade de álcool. E como a combinação ‘álcool + pessoas’ pode vir a causar problemas, há policiais a postos espalhados por toda a cidade.

A cidade também fica cheia de barraquinhas vendendo comida de rua, alguns palcos espalhados tocando música ao vivo, e até um parque de diversões com roda gigante e outros brinquedos. E subindo uma rua a partir da praça principal chega-se ao topo de um morro onde fica uma grande área ao ar livre, com um palco, um Biergarten, e uma bela vista dos arredores.

Eu já fui a esse festival em 2 anos seguidos e pretendo continuar indo. O mais legal de lá é que todo mundo fica alegre e descontraído (claro que a bebida ajuda, hehe). É uma vibe muito divertida e animada (coisa que nem sempre a gente vê na Alemanha). Uma ótima opção pra quem não tem aversão a ‘muvuca’ e quer curtir o início do clima quentinho e ensolarado ao ar livre.

baumbluetenfest_people.jpg

baumbluetenfest_wine2.jpg
Diversos sabores de vinho no Baumblütenfest

Quando: o Baumblütenfest tem duração de uma semana, incluindo os 2 finais de semana antes e depois, sempre no final de abril / início de maio. Em 2016, vai de 30 de abril a 8 de maio.
Como chegar: pegando um trem regional RE1 de Berlim e saltando na estação ‘Werder (Havel)’. Custo da passagem ABC (cada trecho): 3,30 euros. Em Berlim, o trem sai das principais estações, como Hauptbahnhof, Friedrichstr., Zoologischer Garten e Charlottenburg.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s