Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

rioipanema

Rio de Janeiro: também conhecido como Cidade Maravilhosa – a minha cidade amada onde eu nasci e cresci. ❤

O Rio oferece milhares de possibilidades interessantes para turistas. Aqui eu montei uma lista com as minhas recomendações principais, ou o que você não pode deixar de ver e fazer na sua primeira visita. Essas dicas podem servir como base para um roteiro, dependendo do tempo disponível e interesses dos visitantes.


O QUE VER/FAZER NO RIO:

Praias
Existem várias, incluindo: Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra. (Eu diria que as mais famosas são Copacabana e Ipanema.)

Corcovado e Cristo Redentor
A estátua do Cristo fica no morro chamado Corcovado. Dá pra chegar de trenzinho ou de van, saindo de vários pontos da cidade. Informações aqui.

Pão de Açúcar
Informações sobre o passeio de bondinho aqui.
De lá, dá pra passear pela Praia Vermelha, Pista Claudio Coutinho e Urca.

Pedra do Arpoador
Uma enorme rocha que separa as praias de Copacabana e Ipanema. O programa clássico é assistir ao pôr-do-sol de lá (e aplaudir no final!).
Perto dali fica o Forte de Copacabana, que pode ser visitado. Lá tem uma filial da Confeitaria Colombo, onde muita gente gosta de ir. E ao lado do Forte, ainda no calçadão de Copa, fica a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Mirante do Leblon
Ao lado do posto 12, com vista para a praia do Leblon.

Mirante Dona Marta
Para mim, essa é de longe a melhor vista do Rio de Janeiro. Fica logo abaixo da entrada pro Cristo, então a vista dos dois é parecida – só que do Mirante Dona Marta você também consegue ver o Cristo, e não tem centenas de turistas ao seu redor. Um lugar incrível pra fotos, e de graça!

riomirantedonamarta
Vista do Mirante Dona Marta

Santa Teresa
Um bairro residencial e boêmio, amado pelos estrangeiros e considerado um dos mais charmosos do Rio. Como fica numa parte alta da cidade, tem uma linda vista, tanto para o centro da cidade como para a zona sul.
Pontos de interesse: Largo dos Guimarães, Curvelo, Chácara do Céu, Parque das Ruínas, e o famoso bondinho amarelo passando pelo bairro.
Recomendações: Bar do Arnaudo (comida nordestina) e Bar do Gomes (nome oficial: Armazém São Thiago).
Uma sugestão é passear por Santa Teresa e, de lá, descer pra Lapa.

Lapa
Pontos de interesse: Arcos da Lapa (o antigo aqueduto) e a catedral com formato de cone ao fundo; Escadaria Selarón.
À noite: algumas das casas noturnas (com música ao vivo) mais procuradas são Clube dos Democráticos, Rio Scenarium e Lapa 40 Graus.

Centro da cidade
Pontos de interesse: Teatro Municipal, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá, Boulevard Olímpico, AquaRio, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), roda de samba no Arco do Teles.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Depois de um passeio pela lagoa, também pode-se visitar o Jardim Botânico do Rio, e o Parque Lage.

Floresta da Tijuca
A maior floresta urbana do mundo.
Pontos de interesse: trilhas, locais para picnic, cachoeiras. Perto dali: Mesa do Imperador, Vista Chinesa.

Pular de asa-delta ou parapente
Quem tiver interesse em se aventurar e pular da Pedra Bonita com um instrutor, pode procurar a Escola São Conrado de Voo Livre. É uma experiência fantástica!

riohanggliding
Voando de asa-delta no Rio

Fazer uma trilha (e curtir a vista)
Relativamente fácil: Dois Irmãos, Pedra Bonita
Difícil: Pedra da Gávea

Cachoeiras
Existem várias na Floresta da Tijuca e no bairro do Horto.

Feira de São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)
Um enorme espaço com restaurantes, bares, lojinhas e música ao vivo, dedicado à cultura do nordeste do Brasil. Informações aqui.

Maracanã
O maior estádio de futebol do Rio, palco de jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas, pode ser visitado durante um jogo, ou em um tour (ou mesmo só visto por fora).

Sambódromo
Durante o carnaval, vale a pena assistir a um desfile das escolas de samba. Fora de época, também pode ser visto por fora ao passar por perto de carro.

Barzinhos / botecos
Quem quiser fazer como os cariocas e ir tomar umas várias cervejinhas de uma forma bem casual e despretensiosa, de pé no meio da rua mesmo, tem várias opções, como: Baixo Gávea, Praça São Salvador, Urca, Lapa, Santa Teresa, Baixo Botafogo (final da Rua Voluntários da Pátria).


QUANTO TEMPO FICAR:
Pelo menos uma semana pra ver os principais pontos da cidade. Esse tempo deve ser prolongado caso queira visitar outros destinos no estado do Rio.

ONDE SE HOSPEDAR:
Para quem quiser ficar em um albergue de primeira, super bem localizado (do lado do metrô de Botafogo), com gente simpática e animada, eu recomendo o Rio Soul Hostel.
Já quem estiver procurando uma experiência mais caseira, em uma hospedagem estilo Airbnb, ou Bed & Breakfast: a Casa Dois Irmãos é super espaçosa, estilosa e oferece uma vista inacreditável da cidade, além da calorosa recepção dos irmãos Kris e Jo.


Havendo alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários.
Boa viagem e aproveite o Rio!! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s