Rio de Janeiro: também conhecido como Cidade Maravilhosa – a minha cidade amada onde eu nasci e cresci. ❤
O Rio oferece milhares de possibilidades interessantes para turistas. Aqui eu montei uma lista com as minhas recomendações principais, ou o que você não pode deixar de ver e fazer na sua primeira visita. Essas dicas podem servir como base para um roteiro, dependendo do tempo disponível e interesses dos visitantes.
O QUE VER/FAZER NO RIO:
• Praias
Existem várias, incluindo: Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra. (Eu diria que as mais famosas são Copacabana e Ipanema.)
• Corcovado e Cristo Redentor
A estátua do Cristo fica no morro chamado Corcovado. Dá pra chegar de trenzinho ou de van, saindo de vários pontos da cidade. Informações aqui.
• Pão de Açúcar
Informações sobre o passeio de bondinho aqui.
De lá, dá pra passear pela Praia Vermelha, Pista Claudio Coutinho e Urca.
• Pedra do Arpoador
Uma enorme rocha que separa as praias de Copacabana e Ipanema. O programa clássico é assistir ao pôr-do-sol de lá (e aplaudir no final!).
Perto dali fica o Forte de Copacabana, que pode ser visitado. Lá tem uma filial da Confeitaria Colombo, onde muita gente gosta de ir. E ao lado do Forte, ainda no calçadão de Copa, fica a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade.
• Mirante do Leblon
Ao lado do posto 12, com vista para a praia do Leblon.
• Mirante Dona Marta
Para mim, essa é de longe a melhor vista do Rio de Janeiro. Fica logo abaixo da entrada pro Cristo, então a vista dos dois é parecida – só que do Mirante Dona Marta você também consegue ver o Cristo, e não tem centenas de turistas ao seu redor. Um lugar incrível pra fotos, e de graça!

• Santa Teresa
Um bairro residencial e boêmio, amado pelos estrangeiros e considerado um dos mais charmosos do Rio. Como fica numa parte alta da cidade, tem uma linda vista, tanto para o centro da cidade como para a zona sul.
Pontos de interesse: Largo dos Guimarães, Curvelo, Chácara do Céu, Parque das Ruínas, e o famoso bondinho amarelo passando pelo bairro.
Recomendações: Bar do Arnaudo (comida nordestina) e Bar do Gomes (nome oficial: Armazém São Thiago).
Uma sugestão é passear por Santa Teresa e, de lá, descer pra Lapa.
• Lapa
Pontos de interesse: Arcos da Lapa (o antigo aqueduto) e a catedral com formato de cone ao fundo; Escadaria Selarón.
À noite: algumas das casas noturnas (com música ao vivo) mais procuradas são Clube dos Democráticos, Rio Scenarium e Lapa 40 Graus.
• Centro da cidade
Pontos de interesse: Teatro Municipal, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá, Boulevard Olímpico, AquaRio, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), roda de samba no Arco do Teles.
• Lagoa Rodrigo de Freitas
Depois de um passeio pela lagoa, também pode-se visitar o Jardim Botânico do Rio, e o Parque Lage.
• Floresta da Tijuca
A maior floresta urbana do mundo.
Pontos de interesse: trilhas, locais para picnic, cachoeiras. Perto dali: Mesa do Imperador, Vista Chinesa.
• Pular de asa-delta ou parapente
Quem tiver interesse em se aventurar e pular da Pedra Bonita com um instrutor, pode procurar a Escola São Conrado de Voo Livre. É uma experiência fantástica!

• Fazer uma trilha (e curtir a vista)
Relativamente fácil: Dois Irmãos, Pedra Bonita
Difícil: Pedra da Gávea
• Cachoeiras
Existem várias na Floresta da Tijuca e no bairro do Horto.
• Feira de São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)
Um enorme espaço com restaurantes, bares, lojinhas e música ao vivo, dedicado à cultura do nordeste do Brasil. Informações aqui.
• Maracanã
O maior estádio de futebol do Rio, palco de jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas, pode ser visitado durante um jogo, ou em um tour (ou mesmo só visto por fora).
• Sambódromo
Durante o carnaval, vale a pena assistir a um desfile das escolas de samba. Fora de época, também pode ser visto por fora ao passar por perto de carro.
• Barzinhos / botecos
Quem quiser fazer como os cariocas e ir tomar umas várias cervejinhas de uma forma bem casual e despretensiosa, de pé no meio da rua mesmo, tem várias opções, como: Baixo Gávea, Praça São Salvador, Urca, Lapa, Santa Teresa, Baixo Botafogo (final da Rua Voluntários da Pátria).
QUANTO TEMPO FICAR:
Pelo menos uma semana pra ver os principais pontos da cidade. Esse tempo deve ser prolongado caso queira visitar outros destinos no estado do Rio.
ONDE SE HOSPEDAR:
Para quem quiser ficar em um albergue de primeira, super bem localizado (do lado do metrô de Botafogo), com gente simpática e animada, eu recomendo o Rio Soul Hostel.
Já quem estiver procurando uma experiência mais caseira, em uma hospedagem estilo Airbnb, ou Bed & Breakfast: a Casa Dois Irmãos é super espaçosa, estilosa e oferece uma vista inacreditável da cidade, além da calorosa recepção dos irmãos Kris e Jo.
Havendo alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários.
Boa viagem e aproveite o Rio!! 🙂
Republicou isso em Posso Dar Uma Dica?.
CurtirCurtir